quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

TEIA AMBIENTAL - A NATUREZA É DEUS NA TERRA






Meus ecológicos leitores, cá estamos nós reunidos, em mais um dia 7, quando celebramos o culto à Natureza. E por que dia 7, pergunta o curioso ou o leigo em ocultismo? E eu respondo que o 7 é um número relacionado ao amor à natureza e à preservação ambiental.

Dito isto, tratemos dessa obsessão humana de cortar árvores e acabar com a vegetação. A poda esconde um desejo oculto de pôr fim às árvores, enquanto o cimento se coloca entre a terra e a sola do pé, com diversas desculpas, todas falsas e escondendo um apelo assassino de matar a vegetação.

Como se pode podar uma árvore, deixando-a com um tronco vazio e alguns cotocos, que antes foram galhos verdejantes, repletos de folhas, e alegar que a poda fortalece a árvore? Quando a desculpa não é o alegado benefício, prevalece a justificativa da fiação elétrica ameaçada.

Lembro-me de um assassinato horrível, testemunhado por mim e por minha esposa, numa tarde perdida no passado. Funcionários da Prefeitura derrubavam uma seringueira imensa, a maior que eu já havia visto, e que ficava no centro da nossa cidade. A justificativa, e sem tentarem desculpas esfarrapadas, foi que era para construir uma rede de lojas e com autorização do órgão ambiental.

A indignação levou-nos a tentar interromper a ação da derrubada da seringueira, mas fomos confrontados por quem se dizia autorizado em nome da Prefeitura. Ao percebermos que o serviço já estava bem adiantado e que, a qualquer momento, a enorme árvore viria abaixo, achamos melhor cair fora e não nos aborrecermos mais ainda. No entanto, jamais aceitamos aquele crime ambiental.

A Natureza tratou de reagir ao seu modo, e naquele local, até hoje, se encontra uma construção decadente, que jamais proporcionou lucro ao proprietário. A cidade perdeu uma bela seringueira e o proprietário teve um enorme prejuízo com o seu investimento.

Outro caso famoso na cidade, deu-se com uma palmeira imperial, garbosa e altaneira, na praça principal da cidade. Como é natural, num certo momento, desprendeu-se uma daquelas folhas típicas das palmeiras, grandes e pesadas, caindo próxima de transeuntes que se assustaram, mas seguiram em frente.

Poucos dias depois, a palmeira foi derrubada, sob a alegação que representava uma ameaça a quem transitasse pela praça. Lá se foram anos de vida sadia e majestosa de uma palmeira imperial, cujo crime foi soltar folhas, como é comum em qualquer palmeira.


Duas paineiras, pelas mesmas desculpas, foram derrubadas, e das cinco majestosas árvores, agora, restam três, não se sabe até quando. Árvores foram retiradas, para abrir estradas ou construir loteamentos e condomínios. Se houver árvore no caminho, é só cortar, e ponto final.

As podas nas árvores das calçadas são drásticas, e quando não matam, deixam as pobres coitadas tão debilitadas, que levam meses e até anos para se recuperar. Tudo com um sentido de dever cumprido, como se as florestas ainda estivessem ameaçando a cidade, como se acreditava nas primeiras vilas.

Desculpas, meras desculpas, envolvendo riscos ou segurança, acabam, diariamente, com a vida de árvores frondosas, que são cruelmente derrubadas por guerreiros armados de serras, machados ou o que servir para pôr fim a uma indefesa árvore, cujo crime alegado é ser muito grande e um dia poder cair na cabeça de alguém.

Eu fico pensando nessas estúpidas hipóteses, inventadas pelo ser humano, para justificar suas atrocidades contra as florestas, os jardins e a vegetação rasteira que cobre o solo. Todas encobrem o real propósito de exterminar com a natureza, num medo ancestral às seculares florestas que dominaram a Terra, e desafiaram o homem a nelas penetrar.

Com equipamentos pesados e poderosas máquinas de corte, a humanidade vai decepando as árvores, acabando com as florestas e pondo fogo nas matas. A vingança é terrível, e serve para saciar a ânsia de transformar o campo em cidade, o espaço rural, em urbano. É o homem enfrentando a natureza, e se julgando vencedor, a cada árvore abatida.


Mal sabe a humanidade ignorante e amedrontada que, a cada árvore que cai, é menos tempo de vida que cada um tem para usufruir deste planeta sagrado. O dia em que as florestas acabarem e não sobrar uma só espécie de árvore, a humanidade contará seus últimos dias.

Até hoje, nunca ninguém contou ao homem que, a natureza contra a qual ele luta, não é uma inimiga, mas a Divindade que criou o mundo. Ela é a Mãe Natureza dos índios, que sempre foi respeitada e celebrada em seus cultos e orações.

O tempo passa e a humanidade não aprende que, o que se faz de mal à Terra, um dia, se voltará contra os agressores, exterminando com eles, em incontáveis gerações futuras. O que acontece à Terra, também acontece aos filhos da Terra. A Natureza é Deus na Terra.




4 comentários:

  1. Mais de 55 mil pessoas já viram as previsões de Aline para o ano de 2016, não perca! https://youtu.be/pXR7qFzXVqo #previsões2016

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor, ou será leitora?
    O tempo das profecias já passou.
    Uma nova ordem está sendo implantada na Terra, sem acesso aos profetas.
    Com todo o respeito a Aline, eu diria que profecias são para ser guardadas por quem as recebe.
    Quando são reveladas, deixam de valer.
    Não sei se deu para entender!

    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilberto Gonçalves, adorei seu blo vou segui lo, estava a procurar algo assim, esta coincidencia me fez feliz....tbém fico abalada ao ver cortar uma árvore, há pouco tempo , diiscuti com a vizinha que pediu p cortar uma da fgrente de sua casa, aliás o entorno reclamava da "sujeira" q as folhinhas miúdas faziam, era imensa, um jacaarandá, com flores roxinhas em cachos, o vizinho em frente disse me , em tom estúpido, --esta condenada....----pois alegou q tinha cupim, eu não vi nada, mas como o camarada trabalha na prefeitura, com certeza conseguiu que cortassem....querem a sombra,mas as folhas sujam suas casas...querem árvores na casa dos outros, no parque, é uma falsidade, que gostam....eu fico chateada até de podar ou arrancar os matos, pois sei q são medicinais, eu é q não conheço todos....eles tem cada um sua importância em existir.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sônia:
    Que bom que gostou do blog!
    Os meus leitores são pessoas que eu considero muito especiais, por terem sensibilidade e consciência espiritual e ecológica.
    Acho que vai gostar também do blog da minha esposa o Flora da Serra, cujo link é www.floradaserra.blogspot.com.br
    Volte sempre.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir