segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TEIA AMBIENTAL - MANTEIGA OU MARGARINA: LATICÍNIO OU LATROCÍNIO

Teia Ambiental - em defesa da saúde!


Meus queridos e fiéis leitores, certas palavras confundem a nossa mente, e outras, nos conduzem a um jogo sonoro interessante, que ajuda a reflexões. Este é o caso das palavras laticínio e latrocínio – uma designa os derivados do leite e a outra, o ato de matar para roubar.

No grupo dos laticínios, encontra-se a manteiga, e no dos latrocínios, o uso de margarina como substituta da manteiga. A manteiga é um produto derivado do leite que vem sendo utilizada há séculos, e que, antes da Revolução Industrial, nunca fora cogitada como prejudicial à saúde.

A margarina surge com as indústrias de produção em massa, em que tudo tem de ser produzido em larga escala, e quanto mais artificial, melhor. A margarina surgiu para combater o consumo da manteiga, que dada à simplicidade da sua fabricação, pode ser fabricada em casa, para o consumo familiar.

Meu ingênuo leitor, não crê nas propagandas enganosas, que alegam benefícios à saúde, pois essas indústrias não ligam a mínima para os efeitos que seus produtos possam causar aos consumidores, desde que estejam protegidas pelas leis. E suas marcas são cuidadosamente licenciadas por Órgãos Sanitários que se importam muito menos com a saúde do corpo do que com a saúde do bolso.

A propaganda negativa contra a manteiga foi uma estratégia natural, usada por essas grandes corporações internacionais que estão costumadas a impor suas verdades à custa de fortunas em publicidade. Campanha semelhante foi promovida pelos Laboratórios contra as propriedades medicinais e curativas das águas minerais.

Valho-me de um dos inúmeros informativos que podemos encontrar na internet, e que comparam as vantagens e desvantagens da manteiga e da margarina. Deve-se, naturalmente, evitar os “sites” das empresas fabricantes, que irão puxar a brasa para as suas sardinhas.

O “site” que eu vou mencionar, e até podia usar outros, é o da nutricionista Ana Rosa, denominado Laboratório da Nutricionista, no qual ela faz uma comparação entre a manteiga e a margarina.

Segundo a nutricionista, alguns estudos evidenciam que comer margarina, em lugar da manteiga, aumenta em 53% o risco de desenvolver doenças coronarianas, principalmente nas mulheres. Afirmam os mesmos estudos que, a margarina aumenta em cinco vezes a possibilidade de contrair um câncer.

E, o que poucos sabem, porque a mídia pouco divulga, já que os grandes anunciantes são fabricantes de margarinas, e não de manteigas, é que a margarina, ao contrário do que se costuma imaginar, aumenta o colesterol ruim, o LDL, e diminui o bom, o HDL. A manteiga, principalmente as mais naturais, conhecidas como “manteigas da terra”, pelo contrário, não aumenta o colesterol.

Aumenta o teu espanto, caro leitor, pois ainda te reservo mais surpresas. A manteiga é naturalmente rica em “omega6”, um tipo de gordura essencial ao nosso corpo. A manteiga aumenta a absorção de alguns importantes nutrientes, como as vitaminas A – D – E - K, presentes em outros alimentos, além de ser fonte natural de algumas dessas vitaminas. Na margarina, todas as vitaminas são adicionadas industrialmente.

As pessoas se deixam influenciar pela publicidade, que afirma o que bem entende, até porque alegam pesquisas que ninguém confere. O resultado é que se repetem falsas verdades, com base em verdades falsas, divulgadas pela mídia, sem nenhum outro comprometimento, que não a conta publicitária do fabricante de margarinas.

Quem tiver estômago forte, pode ler a composição das margarinas, e tentar entender o motivo pelo qual eu incluo este texto na Teia Ambiental. Saúde também é ecologia, e manter o organismo limpo e puro também é uma preocupação ambiental.

Existem diversos “sites” que explicam a composição das margarinas, mas é só consultar o “site” Wikipédia, que se tem uma noção de onde os consumidores de margarina estão metidos.

Não vou te frustrar, meu leitor, e deixar-te sem uma idéia desses componentes, ainda que te recomende consultar a internet para maiores detalhes sobre as margarinas. Muitos desses elementos, eu não os conheço, nem jamais ouvi falar. Repito-os, e nada mais. Note bem, para que não se confunda, quando for perguntar ao seu médico, o motivo dele recomendar a margarina e não uma simples manteiga, produzida com creme de leite e sal.

As margarinas são compostas em suas essências por gorduras vegetais hidrogenadas, sebo de animal, ácido sulfúrico, leite de vaca, soda cáustica, ácido benzóico, ácido butil-hidro xitolueno, galato-propila, corante artificial, aromatizantes artificiais, antioxidantes artificiais, estabilizantes artificiais, vitamina A sintética e muitos outros produtos químicos. Segundo é informado, o uso do butil-hidroxitolueno é para quebrar as estruturas do sebo do boi e conservar a mistura, sendo um componente considerado altamente prejudicial à saúde.

Meus conscientes leitores raciocinem comigo. Como uma mistura explosiva desta pode ser mais saudável do que uma simples e doméstica manteiga? Como pode um médico ser capaz de receitar a substituição da manteiga por margarina, por conta de redução de colesterol. O que já se sabe que não é verdade.

As empresas de margarinas gastam fortunas para vender uma pasta artificial que promete uma saúde artificial. As agências de saúde não estão nem aí, para as porcarias que estão sendo lançadas no mercado, por empresas de projeção internacional que se vangloriam de produzir qualidade. Os governantes não se preocupam em orientar o povo, que acaba se deixando levar pela publicidade enganosa.

A margarina não é nenhuma descoberta moderna e revolucionária para proporcionar mais saúde, e quem pensa assim, não sabe o erro que está cometendo. Em 1860, o imperador Napoleão III da França ofereceu uma recompensa a quem conseguisse encontrar um substituto satisfatório e mais barato para a manteiga, que pudesse atender às classes sociais mais baixas e ao exército. O químico Hippolyte Mège-Mouriés inventou uma substância a que chamou oleomargarina, e mais tarde somente margarina, preparada com gordura de vaca, cuja porção líquida era extraída sob pressão e depois solidificada, em combinação com butirina e água.

Assim, veio a surgir essa falsa manteiga, um subproduto animal, preparado de um modo simplório e com o único objetivo de servir de alternativa barata e popular, para a tradicional manteiga. A sofisticação da margarina, como sendo um produto mais saudável do que a manteiga somente surgiu com a febre de novidades industrializadas, que tomou conta de uma sociedade que tenta escapar das doenças, mas cuja má alimentação nega essa intenção.

Agora, meus leitores, digam-me se estou errado, quando classifico como latrocínio, o que fazem essas empresas gigantescas que tentam impor verdades, à custa de publicidade enganosa e de subprodutos danosos à saúde. Elas matam e roubam. Matam, pois entregam ao consumo autênticos venenos, e roubam, pois enganam o incauto consumidor, que paga muito mais caro por produtos de má qualidade. Poluir o corpo da humanidade também é uma forma de agressão ambiental.

Não se deixem enganar, meus iludidos leitores, as propagandas são quase todas, senão todas, bem articuladas mentiras, que só têm um objetivo, o de vender. Se os efeitos do uso ou do consumo do produto anunciado ameaçam a saúde ou à vida, as instituições envolvidas não estão nem aí para isso.

Cuidado, com o que comem! O produto pode ser autorizado para consumo, mas pode não ser apropriado. E quem decide o que presta e o que não presta somos nós. Mesmo porque, por trás de todas as porcarias consideradas boas para consumo existem certificados de inspeção, que acabam comprovando que o nosso organismo é que não presta.

Eu prefiro os laticínios, pois prezo o meu corpo, e não me deixo enganar por modismos.

14 comentários:

  1. Saudações querido Mestre!

    Então quer dizer que hoje para o convivio da Teia, você nos trouxe torradas e manteiga verdadeira :) Ahhh e também estou vendo café coado à maneira antiga e compota caseira :)

    Cá na minha casa há de tudo um pouco no contexto Manteigas! Temos a manteiga tradicional com selo verde que respeita os animais, a manteiga de soja organica, a manteiga caseira de azeite, a manteiga de frutos secos (cajú, macadâmias ou castanha do pará).

    Vamos variando conforme a época, mais fria ou mais quente. Agora por exemplo, este mês irei apanhar a azeitona à aldeia e ficarei com manteiga de azeite para gastar.

    Também faço manteiga apartir de natas de vaca, e manteiga de soja, também é fácil, basta farinha de soja, água e óleos vegetais prensados a frio.

    À parte das manteigas, adoro as marmeladas caseiras, as pastas de chocolate com amêndoa, os curds, tudo caseirinho! (está ficando com fome?).

    Gostei muito do seu post. Vale a pena demorar nosso pensamento nesse paralelo. Para cozinhar NÃO uso margarinas, quase somente azeite puro.

    Abraços além-mar.
    Gostei muito de tomar chá colonial com vocês :)
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, Rute:
    Adorei esse chá colonial, com cada um oferecendo um pouco do que possui. Essa sua variedade de manteigas me deixou de fato entusiasmado, por ver como é fácil comer o que é saudável e como é complicado comer as porcarias industrializadas.
    A Teia Ambiental precisa também ajudar a despoluir o organismo humano. Nós somos parte da natureza, e se não queremos a natureza poluída, não podemos admitir que a poluição exterior se transfira para o interior dos nossos corpos.

    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Gilberto irmão,

    Vejo tantas pessoas consumindo, sem ter um pingo de consciência sobre o que estão colocando em seus organismos.
    Eu costumo ficar horas no mercado lendo aquelas informações nutricionais, ingredientes e tudo mais.....e meu marido também faz a mesma coisa, e costuma ser até pior, pois como já trabalhou em mercados quando jovem, ele fica no pé, parece fiscal analisando ambiente, refrigerações, etc....e se alguma coisa está errada, ele já procura o gerente.....rsrsrsss.
    Mas viver hoje em dia não está fácil mesmo, pois as empresas só pensam em lucros e mais lucros, e para conseguirem isto não se importam com nada, mesmo que seja preciso enganar, mentir e matar!
    Para fugirmos disto, somente voltando para nossas raízes, da época dos nossos bisavós em que tudo era feito em casa......e quem tem uma amiga como nossa irmã Rute, já está muito bem, pois com sua disposição e suas receitas, não tem como ter preguiça e não se aventurar no mundo saudável e natural dos alimentos, não é verdade?
    p.s.= Você também está muito bem, pois vi a postagem da querida Flora mostrando as geléias caseiras!

    Um grande abraço de Luz!!!

    ResponderExcluir
  4. Perdoe-me pela demora, mas estive afastada da rede.
    Eu adooooro margarina... Afff!
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Lú:
    Come-se tanto lixo neste mundo, que o microcosmo está tão poluído quanto o macrocosmo.
    E, o pior é que as pessoas continuam confiando no que se vincula na mídia e nos agentes sanitários.
    Esses órgãos da imprensa dizem tudo que lhes pagarem para dizer. Os Órgãos de Vigilância Sanitária seguem mais ou menos o mesmo caminho.
    Quando ocorre uma epidemia, tipo vaca louca ou gripe das aves, dá-se uma desculpa esfarrapada.
    E o povo ingênuo acredita.
    É por isso que há profecias que dizem que 2/3 dessa nossa humanidade irá desaparecer.
    A gente só não percebe porque continua muita gente a nascer. Mas, logo a população vai começar a diminuir.
    Enquanto isso não ocorre, é bom se alimentar bem.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Sônia!!!!
    Pois é, não é?
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gilberto
    Estive ausente da net por motivo de mudança e sem velox muitos dias...
    Por esse motivo vou postar no Domingo próximo a minha participação...
    Meu filho e nora só usam a manteiga há tempo...
    Eu fico na light...
    Abraços fraternos e ecológicos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Orvalho:
    Seu filho e sua nora fazem muito bem.
    Se a sua light é margarina, acho bom pesquisar como se fabrica a margarina. Existem as que fazem mais mal e menos mal.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Olá Gilberto, já tem um bom tempo que acompanho atráves de muitos blogs amigos, as postagens da Teia Ambiental e as Segundas sem carne.

    Sempre tive muita vontade de participar pois sou simpática a essas causas e sempre que posso cuido da alimentação da família tornando-a o mais saudável e natural possível.

    Por vários motivos até hoje tinha postergado minha participação na Segunda sem carne, mas a partir da próxima segunda meu primeiro post estará lá, espero não falhar em nenhuma segunda e manter meu compromisso com a blogagem.

    Espero não estar invadindo sem se convidada e que você aprecie minha participação, aos poucos vou me interando de todos os posts que perdi.

    Um abraço!

    Rachel Azevedo
    http://nabiroskinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É uma enorme satisfação tê-la entre nós, Rachel.
    Na realidade o compromisso que nós da Teia Ambiental assumimos é de postar um texto de conscientização em relação ao desenvolvimento sustentável, a cada dia 7.
    A escolha do dia 7 tem sua origem no fato de que, na numerologia, o 7 é o número dos que amam a natureza e se dedicam a preservá-la.
    A segunda sem carne foi um chamado à humanidade para que deixem de comer carne, pois no atual estágio da evolução espiritual em que se encontra a espécie humana, já não tem mais sentido toda a horrível matança de animais, só para saciar os prazeres dos carnívoros.
    Como eu sou vegetariano, e já faz tempo, coloquei numa das postagens da Teia, um texto tratando deste assunto. Mas, a Teia tem tema livre sobre qualquer assunto que aborde a questão ambiental.
    Fique à vontade!
    No blog da minha esposa, floradaserra.blogspot.com, publicamos todos os blogs que participam da Teia. E lá constará o nabiroskinha.
    Um abraço ecológico.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. MUITO INTERESSANTE E ESCLARECEDOR O TEMA ABORDADO.EU NAO USO MAIS MARGARINA E NEM MANTEIGA,MAS MEU MARIDO AINDA NA VA
    RGARINA"SAUDÁVEL",MOSTRAREI O TEXTO A ELE... PARABÉNS!! ANDRÉA.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço por suas gentis palavras, Andréa.
    Espero que o seu marido se convença que a margarina pode ser tudo, menos mais saudável que a manteiga.
    Da mesma forma, os adoçantes são bem mais prejudiciais à saúde do que o açucar.
    É o modernismo associado ao artificialismo ameaçando a humanidade.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. O ADOÇANTE JÁ ESTÁ FORA DA MINHA VIDA A MUITO TEMPO,EU GOSTO DE TUDO QUE É AMARGO(AMO JILÓ E CAFÉ FORTE E AMARGO),EU NASCI 7!!GOSTO DE PENUMBRA,ESTAR SÓ,MUSEU ,SILÊNCIO,FOTOS ANTIGAS,ENFIM UMA ESQUISITA POR NATUREZA E MUITO FELIZ!!!BOA NOITE.ANDRÉA

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Andréa.
    Nada como uma esquisita de verdade, nascida em dia 7!
    Continue assim feliz, mesmo quando ninguém a entende.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir