segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A ERA DA ESTUPIDEZ

TEIA AMBIENTAL - A Era da estupidez
Rede de Conspiradores Preservacionistas


"Somente duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto ao primeiro" Albert Einstein

Meus ecológicos leitores, eis-nos por aqui novamente, para tecer mais alguns fios nessa Trama Ambiental, que foi criada para alertar a humanidade sobre os riscos que se corre nessa ensandecida corrida por um progresso ilimitado.

Confesso-vos, meus amigos, que se não fossemos testemunhas desta era absurdamente louca, não acreditaríamos que pudesse o homem cometer tantas barbaridades contra si.

A realidade é que não estamos diante de crimes ambientais, mas de crimes contra a humanidade. A natureza, bem ou mal, se recupera, mas a humanidade está, aos poucos, se dizimando. Isto mesmo, surpreso leitor, estamos provocando o maior holocausto que já teve lugar em todo o Cosmos.

O planeta é o nosso lar maior, é nele que de fato habitamos. A nossa casa é um abrigo de passagem, onde nos acomodamos por uns tempos, até encontrar outras paragens, mais adequadas para um novo momento de nossas vidas. Mudamos de Cidade, de Estado ou de País, mas não mudamos de Planeta. A Terra é o nosso lar.

Cuidamos de nossas casas, forramos o chão e pintamos o teto, decoramos os ambientes e fazemos do nosso lar temporário um recanto de paz e sossego. O lixo que retiramos da casa passageira, esse nós atiramos no lar definitivo, naquele de onde não mudaremos nunca.

O ser humano é o habitante da Terra que possui o maior desenvolvimento mental dentre todos os demais, é aquele que assumiu o direito de governá-la e de cuidar dela. Uma tarefa preservadora se transformou em ação predatória. E a alegação é que tudo que se polui só tem um motivo, a necessidade de acelerar o progresso. E no rastro da poluição fica a devastação ambiental, efeito do mesmo ideal de progresso, só que um progresso crescente e ilimitado.

O homem sábio, o conhecido homo sapiens, é um estúpido, e de sábio só tem a pecha de saber pensar, ou de pensar que sabe. Estamos em tempo de expansão tecnológica, de franco progresso científico, mas a estupidez não é um estigma que se extermina com estudos e doutorados, mas uma erva daninha que medra exatamente nos terrenos cultivados pelo tecnicismo e pela empáfia do saber universitário.

A humanidade caminha lenta, mas inexoravelmente, para o caos, destruindo todos os recursos naturais que sustentam a vida planetária. Em sua busca desenfreada e estúpida, em direção a lugar nenhum, atropelam-se os ciclos da natureza, destroem-se as riquezas que dão sustentabilidade ecológica à própria vida humana e fomenta-se um ideal suicida de crescer mais e mais, como se as reservas energéticas fossem inesgotáveis.

A ciência, que deveria dar o alerta sobre o risco fatal, torna-se cúmplice do projeto ecologicamente falido, não por conta de estudos e pesquisas, mas por razões meramente econômicas.

A era da tecnologia e da informática, um tempo de progresso espantoso e de um desenvolvimento científico que parece desafiar tudo que a mente humana foi capaz de imaginar, está prestes a ficar conhecida, nos anais da história, como a era da estupidez.

E tamanha tem sido a estupidez humana que esses anais poderão jamais contar essa história, pela total ausência de ouvintes ou leitores. O planeta não está correndo risco, mas a humanidade, sim. E tudo por ganância e luta por poder.

Confesso-vos, caros leitores, que a ambição humana somente possui paralelo na estupidez que a acompanha. E o pior é que, em sã consciência, ninguém levaria adiante esses projetos progressistas que derrubam florestas e desviam rios para construir mega usinas.

A estupidez nem é tanto pela usina, mas pelo mega tamanho, que serve para lustrar o ego de uns pobres coitados que só foram alçados ao poder, para desafiar a humanidade a tomar atitudes. Mas, quem quer atitudes que se oponham ao progresso? Geração de empregos? Balela, iludidos leitores! Melhoria de vida para os mais carentes? Tolice, meus crédulos leitores!

Tudo por dinheiro! Mesmo que os lucros abusivos e extorsivos, em prejuízo da natureza, resultem mais tarde no extermínio da raça humana.

Crede ser exagero meu, não é mesmo? Os cientistas garantem que não se corre risco? Tudo é feito com a mais absoluta segurança, não é essa a vossa crença? Essa segurança não existe, pois a natureza não assinou com o homem nenhum tratado que garanta a paz.

Ela, a natureza, já está em guerra. A humanidade invadiu um território perigoso, onde jamais deveria ter pisado. Agora, é agüentar as conseqüências. As armas da natureza já estão causando sérias baixas. Terremotos, ciclones, enchentes, tsunamis, epidemias, por enquanto, têm sido os primeiros mísseis acionados pela natureza contra a humanidade ameaçadora.

A ciência sabe que a Terra é um ser vivo, que se defenderá sempre que for ameaçada, como fazem todas as criaturas na defesa dos seus corpos. A guerra está só começando. Até onde pretenderá o homem provocar a força da natureza? Ainda há tempo para recuar.

A triste realidade é que a criatura humana está transformando um momento raro na evolução planetária, de expansão da consciência humana e sutilização do corpo físico, numa fracassada incursão por terrenos sombrios e pantanosos – uma era de estupidez.

26 comentários:

  1. Gostei particularmente da noção de Terra enquanto lar permanente, aquele de onde não mudaremos nunca.

    Nunca tinha pensado nesses termos, mas muita confusão me faz aquelas pessoas que passam a vida arrumando, limpando, desifectando a casa, cada vez com produtos mais e mais agressivos ao ambiente...que adoram comprar cheirinhos que se ligam à electricidade...que colocam perfumes nelas próprias em doses industriais, vernizes ou unhas de silicone, lacas e gel para o cabelo...

    Mas nunca pensam que é a Terra que estão sujando quando limpam suas casas e corpos!!
    Onde fica a preocupação: -PARA ONDE VAI TODO O LIXO QUE EU FAÇO?
    Enfim...longe da vista...longe do coração :(
    É sem dúvida a Era da Estupidez!
    Uma Era supostamente do conhecimento que se rege pela ignorância generalizada.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Gilberto
    Iniciamos o ano com tanta tragédia em alto estilo...
    "... fazemos do nosso lar temporário um recanto de paz e sossego"...
    Isso é uma grande verdade...
    Em contrapartida, a consciência ecológica e planetária cresce e, sendo otimista, vamos esperar(fazendo a nossa parte) que tudo dê certo aos poucos, claro!!!
    Seu post mostrou um pouco do trâmite que se sucede em questão de Ambiente... Muito bom!!!
    Abraços ecológicos e de paz.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Rute:
    Eu me inspirei para fazer essa postagem numa realidade que todos já constataram "a coisa aqui anda preta!". Mas, o que fazer para mudar o rumo da coisa?
    Ninguém sabe, ninguém viu.
    A situação da humanidade está definitivamente para 4, e muito distante do 5. O lema do homem é "já que está deixa ficar". É melhor enfrentar o mal que eu conheço do que experimentar um bem que eu desconheço. Eis a noção de segurança e de proteção do número 4.
    Se tiver de mudar, espera-se o último minuto. Assim caminha a humanidade. Sinceramente, desta criatura humana, como um todo, eu nada mais posso esperar, mas confio na nova geração de almas que estão reencarnando.
    A humanidade atual será substituída por perda de validade, pois a licença dela já, há muito, está vencida.
    Não me iludo, Rute, a mudança virá de cima para baixo, e alguns mais conscientes terão muito o que fazer. Vamos torcer para estarmos dentre estes que serão convocados para ajudar, pois a imensa maioria precisará ser ajudada. Se digo isso, não é por pessimismo, pois nunca tive uma visão negativa da vida. Mas, por conviver com pessoas boas, com boas intenções e com sinceras tendências religiosas que, porém, se comportam de maneira totalmente sem consciência, perante o universo ao seu redor.
    Elas esperam milagres, como a transformação da humanidade da noite para o dia, sem nenhum esforço pessoal, mas por conta da intervenção divina. Elas acreditam na felicidade através das riquezas materiais, e se sustentam pela força da ambição. Elas se julgam boazinhas, mesmo só ajudando por interesses materiais ou sentimentais. Elas crêem que a Terra pertence aos homens, e que tudo o mais está a serviço dos homens, podendo ser maltratados ou destruídos, como os animais, os vegetais e os minerais. E por fim, elas crêem em Deus à semelhança delas, porque o que for contrário há de ser obra do diabo.
    Pensando assim, não haverá salvação. Por isso, os Deuses estão de volta, reencarnando entre nós. A evolução humana, mais uma vez, terá de ser acelerada com ajuda externa. Houve um tempo que foram os venusianos que deram um mãozinha para os terráqueos. Agora, quem serão os índigos e cristais?
    Enquanto eles não crescem e assumem o poder, vamos chorando o leite derramado, e fazendo de conta que acreditamos, que não deixaremos que as tragédias se repitam. Mas, como? Se ninguém está disposto a mudar nada que prejudique o seu conforto. O comodismo e a mesmice estão dando cabo da raça humana.
    A Iniciação Humana é a esperança dos Mestres que estão a serviço da Hierarquia Divina. O tempo, só o tempo dirá!
    E não me julguem um pessimista, pois tudo o que escrevi o fiz com um sentimento de muito e raro otimismo.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo Gilberto
    Volto pra deixar-lhe outro link meu no qual participarei sempre da Teia Ambiental com poesias voltadas para o ecológico no dia 7 de uma forma toda especial:
    http://espiritual-poesia.blogspot.com/
    Abraços cordiais

    ResponderExcluir
  5. O início do ano foi trágico mesmo, minha amiga Orvalho.
    As tragédias estão ocorrendo ano após ano, e apesar dos alertas da ciência, prevendo cada vez maiores desastres, muito pouco ou quase nada é feito.
    As pessoas reconstroem nos mesmos lugares, jogam o lixo onde antes já faziam e levam sua vidinha pedindo a Deus que as proteja. Assim não há como evitar novas tragédias. E é bom observar-se que já não são somente os pobres que estão sentindo na pele esse descaso do homem pela natureza. Os ricos tiveram uma amarga experiência na região serrana do Rio.
    Ou a humanidade muda por bem, ou a natureza vai obrigá-la a mudar por mal.
    Tudo que digo acima para a Rute, eu repito com todas as letras. A situação é muito mais grave do que as autoridades deixam transparecer.
    Aguardemos os acontecimentos.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Orvalho:
    Já está registrado o novo link para a Teia.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gilberto,

    EXCELENTE sua postagem.
    Infelizmente compartilho do mesmo sentimento, estou um pouco incrédula com a humanidade.
    Meu coração anda muito apertado com o que estão querendo fazer no Pará, mas temos que pedir muita Força para os Seres de Luz.
    Este ano estamos vendo toda a fúria de nossa Mãe Terra, e como você disse, a classe social é o que menos importa.
    Todos que não carregam em seu íntimo o mínimo de respeito e amor por sí e por tudo que os cercam, aprenderão na Dor....
    Muita Luz em seu coração irmão!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo
    Vi o registro e agradeço muito mas notifico que colaboro, com muito prazer, a partir deste com 2 Blogs... o http://espiritual-idade.blogspot.com
    continua...
    Ano novo: vida nova!!!
    Abraços ecológicos

    ResponderExcluir
  9. Gilberto,

    Estava visitando os blogs que fazem parte da Teia e percebi que todos utilizam a mesma imagem.
    Não sei se você chegou a ver no meu blog, mas utilizo uma imagem de cachoeira.
    Como é minha primeira postagem, não sei se devo usar a imagem que todos utilizam, se você permitir mudarei para esta.
    Luz amigo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Orvalho:
    Desculpe-me o mal entendido. Vou fazer a correção.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu:
    A nossa proposta ao criar a Teia foi promover a interação de diversos blogs em torno do tema ambiental. E para isso, escolheu-se um símbolo que foi adotado por todos. Assim, quem visitar um blog com essa imagem, e num dia 7, já sabe que o blog visitado faz parte da Teia.
    A imagem não é de meu domínio, foi adotada e se tornou de uso coletivo. Use-a sim, e se torne mais uma identificada por ela como participante da Teia.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  12. É isso mesmo, Lú:
    A natureza está enviando os seus sinais, e a humanidade finge que não está entendendo.
    As conseqüências aí estão. Se não houver mudanças de atitudes, as coisas vão piorar.
    A construção de usinas é um ato bárbaro contra a natureza, por não haver nenhum respeito às matas e aos rios, alterando o clima e o ciclo das chuvas. A única razão é o dinheiro, que se esconde por trás do famigerado progresso a qualquer preço. Belo Monte é mais um exemplo desse barbarismo humano. Destrói-se tudo num raio a perder de vista, e alega-se que é tudo pelo bem estar da humanidade.
    E a humanidade insensata como ela só, acredita na necessidade de crescer sempre mais, ainda que à custa da destruição da natureza.
    Consomem-se rios de dinheiro, as empreiteiras faturam horrores, os politiqueiros se promovem e a natureza reage à altura. E a pobre e frágil humana criatura sofre que nem ela só.

    Abraços ecológicos, Lú.
    Gilberto

    ResponderExcluir
  13. Meu querido Gilberto:
    "A Natureza já está em guerra" ! E salve-se quem puder pois sua fúria é avassaladora e seu poder inimaginável !
    O pobre Homem está tentando brincar de David contra o Golias mas, nesse caso, ele está é assinando um atestado de enorme estupidez pois esse Golias-Natureza é muito mais forte e poderoso.
    Espero que essa Era da Estupidez seja bem pequena e passe rápido, caso contrário não haverá uma alma para contar a história do Homem na Terra...

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Minha querida Flora, se o maior gênio da nossa história, o cientista Albert Einstein, chama o homem de estúpido, quem somos nós para pensar o contrário?
    E bota estupidez nisso. Nós conhecemos muito bem boa parte dessa estupidez, quando demos palestras nas escolas de São Lourenço chamando a atenção de alunos e professores sobre a necessidade de fazer a separação do lixo.
    A humanidade não quer abrir mão das conquistas materiais e pensa que poderá mantê-las depois que a natureza colocar os pingos nos iiiiii.
    Pobre ser humano, tão poderoso e tão estúpido.
    Nós continuamos fazendo a nossa parte, e vamos ver no que vai dar.
    Beijos minha bela ecologista, a minha Flora da Serra da Mantiqueira.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, Gilberto, é com alegria no coração que participo.
    Muito obrigaddo por tudo.
    Abraços de pz bem verdes...

    ResponderExcluir
  16. A alegria é de todos nós, Orvalho, por estarmos juntos nessa peregrinação verde.
    Uma abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. Gilberto,
    em primeiro lugar eu gostaria de expressar os meus sentimentos pela morte da sua mãe. Que ela esteja com os anjos, assim como você a sua família.

    E quanto ao desabafo, 'a era da estupidez', como posso não concordar? Por dinheiro os inteligentes tornam-se estúpidos.

    Os menos estúpidos acabarão suas incompletas vidas lamentando as amizades perdidas, a consciência perturbada, talvez sem reconhecer quem os ama de verdade.
    E agora que não podem fazer mais nada com sua fortuna, que acabará nas mãos de outras pessoas, choram o prejuizo que causaram a si e aos outros.

    E ainda há os que morrerão sem saber o mal que causaram, esses são os verdadeiros prisioneiros do nosso planeta.

    Saudações ecológicas!

    ResponderExcluir
  18. Grato, amiga Renata, por suas gentis palavras.
    Agradeço pelos seus sentimentos em relação à minha mãe, que muito consciente do que queria desta vida, partiu quando achou que estava na hora.
    E pelo que andamos assistindo por aqui, acho que ela foi muito esperta em ir para o plano superior.
    Este nosso mundinho está num plano cada vez mais inferior, e para quem, como ela, já havia vivido 93 anos, era mesmo hora de partir.
    Nós que por aqui permanecemos, iremos ter de aturar ainda muita estupidez humana, até que se possa enxergar luz no fim do túnel.
    Se estamos neste planeta, é porque temos nossas missões a cumprir por aqui. E vamos em frente, com a nossa Teia, unindo mentes e corações.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  19. Olá irmão,

    Em primeiro lugar estava lendo os comentários e soube da sua mãe, meus sentimentos por sua perda... na verdade não é uma perda, seria uma ausência física, porque com certeza ela estará sempre contigo.
    E como você mesmo disse, ela sim deve estar muito melhor porque realmente está cada vez mais difícil enfrentar o dia a dia aqui.
    Ás vezes tenho algumas crises existenciais, sabe quando você sente que está no lugar errado, meu lugar é outro?
    Peço muito aos Anjos, Arcanjos e todos os Mestres que me dêem Forças para conviver com nossos irmãos ignorantes.
    Sei que cada um tem seu grau de evolução, mas entre Nós existem muitos espíritos inferiores....
    Mas!!! o Universo é perfeito e acredito muito na Lei do retorno.
    Talvez devemos aprender algumas lições convivendo com determinados Seres...
    Agora, que benção viver até os 93 anos.
    Meu avô paterno faleceu no ano passado com 96 anos, é uma ausência incomparável porque nos dávamos muito bem, era meu xodó.
    Foi embora porque o físico já não agüentava mais, porque sua mente era Perfeita!!! ainda contava casos de sua infância e adolescência.
    Mas a vida é assim, cada um tem seu tempo de passagem, e as marcas que deixam vão depender de sua Luz Interior.

    Em segundo lugar, obrigada por sua presença e suas palavras em meu espaço.
    Não sei se você chegou a ler meu comentário, mas contatei o Ministério Público sim!!!
    E por incrível que pareça, depois de 2 dias bateram na minha casa para me informar que estavam tomando todas as providências para melhorar o sistema da coleta.
    Recebi um email do Ministério Público me informando o número do Processo e do Ofício, inclusive com o endereço e telefone, para que eu acompanhe o resultado.
    Mas te falo uma coisa, esta empresa é terceirizada pela Prefeitura e já está com um processo correndo na justiça á respeito do chorume que os caminhões de coleta estão despejando nas ruas, então... é como você vê, é muita falta de fiscalização da própria Prefeitura....(mas estas coisas a gente já sabe o que é né?).
    Gostaria de saber mais sobre sua experiência do que aconteceu com as "águas minerais"?
    Qualquer coisa, para não precisar ficar respondendo pelo Blog, pode me mandar um email, o endereço é:
    pereirapequeno2010@hotmail.com

    Grande abraço irmão e Muita Luz em sua ALMA!!!

    ResponderExcluir
  20. Minha cara, Lú, a realidade é que este mundo é assim mesmo, um laboratório de experiências.
    A gente reclama não é dos fatos em si, mas das atitudes da humanidade perante os fatos.
    As provas fazem parte do aprendizado, mas tirar notas baixas dá reprovação. E é isto que se tem visto no mundo, a humanidade tirando notas muito baixas e sendo reprovada.
    A estupidez de que falou Einstein, e que tratei de repetir, não é uma ofensa, como seria o caso de se imaginar, mas a constatação deste estado de in-consciência em que vive a humanidade.
    É claro que eu tenho suficiente entendimento de não imaginar um fim de mundo, como muitos estão a profetizar. Mas, lamento o atraso espiritual em que vive a quase totalidade de habitantes deste nosso sagrado planeta Terra. E isto, sim, é uma grande estupidez.

    Quanto à minha mãe, viveu o quanto quis, e partiu quando achou que já era a hora. Ela era assim, fazia tudo ao seu jeito. E não seria na hora da morte que iria aceitar imposições.

    A história das águas minerais, eu vou recolher o material que existe espalhado, e passo por email. Estou pensando em enviar-lhe também um convite para participar do III Curso de Numerologia da Alma via internet que darei a partir do início de abril.
    Sinta-se à vontade para recusar, se não estiver interessada. Mas, é um estudo prazeroso, com todos estudando e comentando no blog do curso.
    Aguarde os meus emails.
    Abraços ecologicamente corretos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  21. HOJE É DIA DE FESTA EM SÃO LOURENÇO!!!
    PARABÉNS PRA VOCÊS,
    NESTA DATA QUERIDA!
    MUITAS FELICIDADES!
    MUITOS SÁBIOS ANOS DE VIDAS!!!
    UM LINDO DOMINGO, COM OS DELICIOSOS QUITUTES DA
    FADA FLORA!!!!!
    PARABÉNS, PRIMO; QUE A SUPREMA LUZ PERMANEÇA ETERNAMENTE SOBRE VOCÊS!!!
    PS: Esta madrugada estive dançando, de rosto colado, com a vovó; como hoje, também, é aniversário dela, provavelmente fui a uma festa no ASTRAL... (ao despertar havia a lembrança do sonho e, também, da tia Isabel; A FESTA FOI BOA,HEN?!)

    ResponderExcluir
  22. Minha querida prima, Rosângela:
    Agradeço esta carinhosa lembrança e suas amorosas palavras.
    O fato de haver nascido no mesmo dia da tia Irene, me aproxima mais de vc, uma prima que ficou tão distante, por uns tempos, e que agora a sinto tão próxima.
    O seu sonho só confirma aquela certeza de que agora as irmãs já podem voltar a se encontrar para o café da tarde. E, pelo jeito, houve festa no céu, com música e dança.
    E conhecendo as irmãs como a gente conheceu, deve ter tido doces e bolos com fartura.
    Um abraço, prima.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  23. Einstein ' Revolucionou a sua época ! ;)

    ResponderExcluir
  24. Não, meu caro, José Fabrício, a revolução de Einstein não tem épocas. O que ele fez ficará para sempre.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  25. Olá Mestre , Bom essa é a pura verdade , o ser humano devia aproveitar que o planeta está tomando um curso 5 e tomar este mesmo curso ,o ser humano já devia conhecer e buscar a verdade , não ser alimentado pela a preguiça que alimenta alguns , os tempos irão mudar. Mestre não sei porque mas enquanto meus amigos irônicos e inquestionáveis falam e falam que o tempo está correndo e eu nem sinto mais essa "aceleração" que eu sentia a meses atrás para mim o tempo está passando bem devagar , cada dia e uma evolução , hoje somos seres ansiosos , amanhã seremos seres sábios , sabendo expandir o controlar os pensamentos , mas não se pode voltar para o principio , voltando a realizar tolice se não começa tudo outra vez , só os reflexivos e sábios sabem o segredo para não errar.

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  26. Que bom, Fabrício! Que bom ter chegado a essa conclusão! Mas, não se distraia.
    Cuidado com a vaidade e o orgulho! Muito cuidado!
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir