domingo, 4 de julho de 2010

TODOS ESTÃO SURDOS?

Com esta postagem, estou participando da blogagem coletiva do Blog da Orvalho do Céu, cujo tema é EscutaxEspiritualidade.
Anotem o link : www.espiritual-idade.blogspot.com

Meus amigos leitores, o que está acontecendo com a nossa audição? Será que ainda não se deram conta de que o mundo ficou barulhento e que ninguém mais ouve nada, se o som não estiver no volume máximo? Estamos ficando surdos. Não, eu não estou perguntando, mas afirmando. As festas não podem existir sem uma parafernália sonora que estoura os tímpanos dos que ousam aproximar-se daquelas imensas caixas de som. Ninguém mais dança com rosto colado uma música suave, tem que ser aos pinotes e com um som atingindo escalas de decibéis quase insuportáveis. Se esse escândalo todo é necessário para que se consiga ouvir uma música, imaginem quando a escuta tem de ser mansa e sussurrada nos ouvidos da alma. Aí então a surdez é um sintoma de tudo que está ocorrendo à nossa volta, sem que possamos perceber e refletir para onde estamos indo. Como os surdos poderão ouvir sua voz interior? Como essa voz poderá ajudar os tresloucados que fazem da gritaria e do escândalo sonoro um canal de fuga para as suas frustrações? Os mestres orientais ensinavam a seus discípulos que se calassem para que pudessem ouvir sua voz interior. Se falassem, não ouviriam. E se não ouvissem, não saberiam o que falar. Esses ensinamentos que vamos colher nas doutrinas antigas parecem explicar porque a maioria não sabe o que fazer, dizer ou pensar. A criatura humana, pouco a pouco, está perdendo a capacidade de ouvir os outros, pois já não se ouve a si. Como grande parte da humanidade perdeu a audição espiritual, não sabe o que dizer, pois não consegue ouvir a sua voz interior. E como já não possui a capacidade de escutar a si, aumenta o volume do som imaginando que assim poderá recuperar a audição, pelo ato de ouvir mais alto. O efeito, porém, é exatamente o inverso, deixando cada qual mais surdo e mais distante da sua fonte transmissora.
A humanidade está perdendo o rumo, meus atentos seguidores, e muito poucos são os que mantêm o seu GPS conectado com o centro de orientação espiritual. E para quem gosta de siglas pode chamar esse centro de COE, que fica entre os Céus e a Terra, entre o Divino e o Humano. Alguns dizem que está localizado no Alto do Himalaia, no Tibet. Outros dão a sua localização no Deserto de Gobi.
A verdade é que pouco importa discutir a localização do centro de transmissão, se os receptores estão desligados ou fora de operação por defeito na escuta. A transmissão é de alta qualidade, mas a maioria dos aparelhos de recepção está com defeito. Quem se dá ao trabalho de parar por uns minutos para meditar, refletir sobre a vida ou simplesmente orar? E não pensem que estou sugerindo que peguem seus terços ou seu Alcorão e fiquem repetindo promessas ou intermináveis pedidos de perdão. Calem a boca, por uns instantes. Ouçam a voz do silêncio. Procurem perceber a voz da natureza ao seu redor. O canto do vento, o sussurro das matas, a música das esferas. Se a gente não for capaz de ouvir o Mestre falar e a Divindade se manifestar, como poderemos ouvir o que diz o nosso irmão à espera da nossa ajuda? Se nós somos surdos para a beleza desse mundo à nossa volta, se somente a nós somos capazes de ouvir, e assim mesmo quando estamos aos berros, é porque a surdez já afetou a nossa audição espiritual. Sábio não é aquele que mais fala, mas o que mais escuta. E falar o que bem entende não pode ser mais importante do que se falar aquilo que se entende bem. Antes de abrir vossas bocas, leitores prolixos, calai-vos por uns segundos, para que possais ouvir a vossa voz interior. Alô, alô, Espíritos Celestiais, aqui quem fala é da Terra, pra variar estamos em guerra. O barulho é muito, e não estamos ouvindo nada. Liguem mais tarde, por favor. Alô, alô, parece que mais uma vez a ligação caiu.

16 comentários:

  1. Hoje vou "falar" bem pouco, pois escutar, até que escuto, mas nem sempre falo o que precisa ser falado... Acho que estou precisando mais dessa conexão, antes que a linha caia...
    O humor sutil no final do texto ficou bem apropriado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido:

    Certamente que esse som descomunal, que todos estou precisando ouvir atualmente, é a forma de calar a voz interior dos homens. Talvez essa voz esteja tentando dizer coisas um tanto desagradáveis...

    Gostei muito do texto, como sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. ...escutar, ter um ouvido atento.
    Saber escutar sem juízos, nem pré-juízos, sem culpabilidades.
    Escutar necessidades, desejos, valores, crenças, situações...

    Escutar as vozes interiorees e exteriores, escutar o que se passa dentro e fora de nóz mesmos, escutar os outros e a Deus num equilíbrio saudável, requer necessariamente saber fazer silêncio interior.

    Muito bok seu texto...
    aliás o que me impulsiona a blogar coletivamente, é isso, um artigo completar, interagir com os outros... e formar uma grande e esclarecedora matéria...
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  4. ...a humaninade se perdeu de si!

    Já dizia meu avô: "Deus lhe deu dois ouvidos e uma só boca" (...)

    Se continuarmos SURDOS, por vezes cegos também perderemos a única coisa que temos de valor (quem tem), a alma.

    Abraço de luz!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Gina, que mundo barulhento, não é?
    Se a fala viesse dos lábios de sábios, que bom seria! Mas, quanta bobagem está sendo dita, em nome da liberdade de expressão!
    A esperança está na geração que está nascendo agora. Fiquemos atentos.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Quem sabe, minha querida Flora, o que a nossa voz interior está tentando nos dizer?
    Quem sabe, está a nos dar puxões de orelha, para desbloquear os nossos tímpanos! Quem sabe, dá-nos a surdez para que não precisemos ouvir tantas tolices! Ou quem sabe, simplesmente se cala, para que nos viremos sozinhos!
    A receita é silêncio, repouso e meditação, com pequenas e suaves doses de bom humor e sorrisos.
    Quem sabe, se assim a nossa voz interior não consegue ir contar uns segredinhos nos ouvidos dos barulhentos! Tomara, tomara!
    Beijos, minha sensível ouvidora.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu comentário, Zininha, que funciona como uma espécie de seqüência do meu texto.
    Disse-o, muito bem, sobre a blogagem coletiva, a gente dá o tom e o outro interpreta a canção. A vida é assim, uns dão bons exemplos, e estimulam boas ações. Outros, senão a grande maioria, se perdem nos maus exemplos e nas más ações, estimulando o caos.
    Fiquemos um pouco mais de tempo em silêncio, e vamos ver se obtemos algum bom resultado.
    Um abraço, Zininha.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo, minha amiga Selena!
    Cegos e surdos, sem dúvida acabaremos mudos. Não havendo o que ver e escutar, nada haverá para falar.
    Triste fim de uma humanidade criada e acolhida num planeta tão rico e tão belo! Sem poder ver as formas e as cores. Sem poder ouvir o som da natureza. Sem poder cantar o que sente na alma.
    Isso sim, seria o fim do mundo.
    Façamos a nossa parte Selena, que é a missão que cabe a cada um de nós.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gilberto!
    Gostei da sua objetividade e clareza.
    Eu já havia percebido isso, só faltou "cair a ficha".
    Eu assino embaixo!
    Abraços

    Karen

    ResponderExcluir
  10. Olá, seguro e inteligente amigo
    Cada Domingo é sempre nova fonte de aprendizado e bênção para mim quando leio os posts da nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNCIA...
    Cada participação vem bem a calhar para meus questionamentos e sentimentos...
    Deus o abençoe, meu irmão.
    Abraços e voto de boa escuta nesta semana que começamos...

    ResponderExcluir
  11. Sempre é tempo de aprender, Karen, nunca é tarde para se perceber o detalhe que faltava.
    Agora, cá entre nós, não basta só ver com clareza, é preciso mudar, e não seguir a onda.
    Se apenas cair a ficha, e deixar a ficha rolar pelo chão, não haverá mudanças e nem adiantará muita coisa. É preciso pôr as novas idéias em prática e cobrar atitudes dos amigos e parentes.
    Tomar consciência de uma verdade é apenas o começo, defender as novas práticas já é uma outra história.
    Mãos à obra.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Orvalho:
    Esta é a semana de falar pouco e ouvir tudo. Nada de muito barulho, nem de falatório à toa.
    Vamos fazer uma corrente a favor do silêncio, para que o mundo se torne menos confuso e conflitante.
    Que a paz esteja conosco por toda a semana.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Estamos cegos, surdos e mudos!

    Já Saramago nos alertava para o facto no seu livro Ensaio sobre a Cegueira!

    Bom momento de reflexão, obrigada.
    Vim já depois de Domingo mas achei importante participar com meu artigo de qq forma. Gostei muito do seu e do da Gina a quem admiro muito.

    Tudo de bom.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Grato pelos comentários, Rute.
    A sua observação sobre a obra do Saramago foi muito oportuna.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Olá Mestre , Em Quanto ao texto "ouvir a voz interior" , coisa que eu não consigo ouvir medito e medito mais tudo que ouço é minha própria consciência , Silêncio Hoje é muito Difícil Parece que o Sistema "arquitetou" as coisas no conforme para que os polos industriais produzão com barulhos e o silencio que não existe impossibilita nos de falar com nosso "eu" , bom até agora ainda não ouvi minha alma , se ouvi não a reconheci , apenas ouso minha própria consciência só se esta for minha própria alma , calo minha voz , mas não calo minha mente , as vezes calo minha mente e minha voz mas o barulho lá fora é insistente.

    Abraços..
    Fabricio

    ResponderExcluir
  16. Quem tem de reconhecer a sua voz interior não sou eu, Fabrício.
    Mas, vou dar uma dica para que reflita.
    Se não sabe o que fazer, diante de um desafio, ou se não conhece a resposta a uma questão, pergunte a si mesmo, e tente responder através da mente.
    Imagine que não é o seu pensamento racional, mas um Mestre que está dando a resposta que estava procurando. É claro que a resposta estará sendo dada através da sua mente!
    A diferença é que, antes não sabia o que pensar sobre o assunto, de repente surgiu uma resposta.
    Siga o conselho e veja o que acontece.
    Não pense que a voz interior se apresenta e usa um outro canal que não a sua mente.
    Pense sobre o assunto.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir